O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) reuniu nesta quinta-feira (05) os moradores dos bairros Aparecida, Arthur Andreis e Schalon para um encontro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF).
O PAIF tem como objetivo fortalecer a função protetiva da família, prevenindo desta forma a ruptura dos vínculos familiares e comunitários. Constitui-se como um espaço de diálogo e debate, onde as famílias recebem informações sobre os serviços e benefícios oferecidos pela Política de Assistência Social.
"Ficamos muito felizes quando encontramos, por exemplo, idosos que têm direito a algum benefício e não sabiam, desta vez localizamos dois idosos; e várias crianças e adolescentes foram inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos" relata a assistente social do CRAS Jussara Nunes.
De acordo com dados da Secretaria de Assistência Social do município, são cerca de 1500 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Abelardo Luz, e estas famílias, além daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, recebem prioridade no acompanhamento realizado pelo CRAS.
"Os participantes socializam informações e buscamos então reforçar os pontos positivos de forma a superar as dificuldades que as famílias encontram" destaca o psicólogo do CRAS Thiago Dambros.
Estas reuniões são realizadas ao menos uma vez por mês, sendo que os bairros São João Maria, Alvorada, Vila Ceres, Ipiranga e Beira-Rio já estão sendo atendidos. O próximo encontro será realizado com as famílias residentes nos bairros Santa Luzia, São Pedro e Centro.
Sebastião Ferrarin – Ascom São Domingos