Em entrevista coletiva realizada na tarde de quinta-feira, 5, o prefeito de Xaxim Idacir Antonio Orso anunciou medidas administrativas para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. A redução do número de secretário e diretores é a ação para reduzir os gastos com pessoal. A exoneração de servidores aposentados também será necessária.
O percentual da despesa com folha de pagamento, que é calculado em relação aos últimos 12 meses, chega a 54% da arrecadação. "Eu vou tomar essas medidas como precaução. Não teremos um acréscimo de folha, mas um acréscimo de trabalho", declarou o prefeito.
Orso informou que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Antonio Hohenberger deixou o cargo, sendo a primeira mudança. Ele não terá substituto nomeado, mas a função será acumulada por outro secretário, com nome ainda não confirmado.
O prefeito adianta que outra secretaria deverá seguir o mesmo procedimento, com a saída do secretário e função assumida por um secretário já ocupante de cargo comissionado. Cerca de oito diretores também serão exonerados. Os nomes devem ser divulgados na próxima semana.
Outra informação é que os servidores concursados que se aposentaram e continuaram atuando no Serviço Público Municipal devem ser exonerados. A medida visa atender à notificação feita pela Assessoria de Controle Interno e a Procuradoria-Geral do Município ao prefeito, em respeito ao parágrafo 10 do artigo 37 da Constituição Federal.
O prefeito também falou sobre a situação da própria saúde, que o levou a ser internado e realizar uma série de exames nas últimas semanas. "Não fiquei bem no fim de semana e fui internado durante uma semana. Depois, segui fazendo uma bateria de exames e descobri que estou com uma pedra no rim. Ainda faltam alguns exames para dizer se há necessidade de algum procedimento. Se for preciso, estarei me licenciando e passando o cargo para o meu vice", explicou Orso.
O vice-prefeito, Luis Felipe Diniz Fagundes, acompanhou a entrevista, que também teve a presença do presidente da Câmara de Vereadores Armando Roncaglio e dos vereadores Ideraldo Sorgatto, Uillian Cavalheiro e Darci Lopes, além de representantes da imprensa regional.
Adriana Mattiello – Ascom Xaxim