No último sábado dia 31, o Governo Municipal, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, organizou o 5º Seminário das Mulheres Organizadas de São Domingos, aproximadamente 400 mulheres participaram do evento, que contou com a presença do prefeito Alcimar de Oliveira, o prefeito Kiko, da primeira-dama Rejane Bragagnolo, do vice-prefeito Sandro Figueiró e sua mulher Miriam Cúnico Figueiró, da secretária de assistência social Sandra Fiorese, da Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres Marione Lammel, além da deputada estadual Luciane Carminatti, da Chefe de Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Sul Fátima Beatriz da Silva Maria, do vereador Sérgio Gandini, que representou o Poder Legislativo, dos vereadores Flávio Triches, Neudi Buratti, Jolar Dalastra e secretários do governo.
As atividades do 5º Seminário tiveram início às 08h30min, e ainda pela manhã as mulheres discutiram os temas desta quinta edição do Seminário "Políticas Públicas e Violência Contra a Mulher". O ciclo de palestras começou com a deputada estadual Luciane Carminatti que falou sobre a violência contra a mulher e posteriormente a Chefe de Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Sul Fátima Beatriz da Silva Maria proferiu palestra sobre as políticas públicas voltadas para a mulher, foram dois momentos de muita informação e aprendizado, logo após as palestras foi aberto o debate onde as mulheres puderam tirar dúvidas e interagir com as palestrantes.
Após o almoço foi proporcionado as mulheres momentos de alegria e descontração com brincadeiras e jogos cooperativos, no jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário.
De acordo com o prefeito Kiko, as mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço na sociedade, através da sua luta diária e é dever do poder público estimular e elaborar políticas públicas voltadas às questões da mulher.
"Hoje temos muitos exemplos de mulheres que conquistaram espaços importantes na nossa sociedade, um exemplo é a nossa Presidenta da República, que luta por uma sociedade mais justa e igualitária para as mulheres", salientou Kiko. Atualmente em São Domingos existem 30 grupos de mulheres Organizadas que envolvem participantes do interior e da cidade.
Wagner Mello – Ascom São Domingos