Nesta sexta-feira (19/07) encerraram as aulas nas escolas municipais de Xanxerê. Durante o período de recesso escolar, mais de 200 professores municipais irão participar do 4º Congresso Regional de Docência e Educação Básica, que acontece de 23 a 26 de julho, na UNOESC Xanxerê.
Na segunda (22) e terça-feira (23) os professores estarão nas escolas, realizando o conselho de classe e reuniões pedagógicas, e a noite, a partir das 20 horas, inicia a capacitação. Serão 30 horas de cursos, com atividades que envolvem conferências, palestras, painéis, lançamento de livro, exposições, momentos culturais e apresentações de trabalhos.
O foco do Congresso é a escola de educação básica, enquanto lócus privilegiado de atuação do professor e elemento decisivo nas e para as trajetórias de formação docente. Pensar a escola é reconhecer seu papel no projeto regional de desenvolvimento, o qual poderá ser fortalecido se forem ampliadas as ações e interações entre as diferentes áreas do conhecimento que formam o universo escolar, em diferentes níveis de ensino.
"No intuito de estar discutindo e refletindo a prática docente é um momento de pensar no futuro e antes, sobretudo, pensar do que estamos fazendo no presente. Compreendemos que faz necessária a formação continuada e sólida para que o professor possa pensar e desenvolver formas de ensinar e de educar para os desafios do cotidiano. Aperfeiçoar a formação profissional é de suma importância em qualquer esforço visando melhorar a qualidade da educação", destaca a secretária municipal de educação, Méry Cristina Cozer.
Os pais que necessitam dos CEMEIS no período de recesso escolar, por motivos de trabalho, podem levar seus filhos normalmente, das 07 às 18h15min, pois o trabalho nas creches será mantido, com o auxilio dos estagiários em atividades diversas.
Os alunos retornam as aulas no dia seis de agosto. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, a rede municipal de ensino atende hoje cerca de quatro mil crianças.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê