Na tarde desta segunda-feira (15/07) foi inaugurado o Lar da Associação APRISCO em Xanxerê. A casa, localizada na Rua Henrique Dias, 530, no Bairro Matinho, irá atender 12 adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, dos municípios de Xanxerê, Bom Jesus e Faxinal dos Guedes.
A APRISCO já realiza seus trabalhos há seis anos na cidade de São José do Cedro, tendo como presidente o empresário Marcos César Costa, e tem como missão acolher, reeducar, e reinserir socialmente crianças e adolescentes vítimas que tiveram seus direitos violados.
"Esses adolescentes tiveram risco na família, ou foram abandonados, o que prejudica o desenvolvimento deles. Procuramos regionalizar esse trabalho, socializar os problemas dos municípios, porque sentimos essa necessidade, juntamente com a doutora Nádia, para educar e mudar o ruma da vida desses adolescentes que sofreram esse abandono", comenta o promotor de justiça da 1ª Vara da Infância e Juventude, Marcionei Mendes.
O prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, afirmou que "esse trabalho vem de encontro com o que os adolescentes merecem, todos farão juntos um bom trabalho, pois as vezes eles passaram por situações difíceis e com certeza, agora, poderão receber aqui afeto, e sair deste lar recuperados".
Uma equipe irá trabalhar com os adolescentes, sob coordenação de Claraelena Bueno, uma psicóloga, uma assistente social, seis educadores sociais, uma cozinheira e uma funcionária de serviços gerais. "Trabalhar com adolescentes é desafiador, é preciso ternura de mãe e firmeza de pai", afirma a coordenadora do lar APRISCO em Xanxerê, Claraelena Batista. A partir desta terça-feira (16/07) o lar APRISCO de Xanxerê já pode receber os adolescentes na nova casa.
A primeira conversa para trazer o Lar APRISCO para Xanxerê aconteceu em novembro de 2012, entre o judiciário e o ministério público da comarca de Xanxerê, e depois com os municípios da comarca de Xanxerê para abrir um dialogo no sentido de serem parceiros deste projeto.
No mês de julho de 2012 os municípios de Xanxerê, Bom Jesus e Faxinal dos Guedes formalizaram o convênio com a Associação Aprisco para a manutenção de vagas para adolescente com idades entre 12 e 18 anos incompletos, sendo destinadas sete vagas para Xanxerê, uma para Bom Jesus e quatro para Faxinal dos Guedes.
A ONG foi responsável pela adaptação do imóvel para o fim que se destina e os municípios fazem o repasse mensal para a manutenção de todas as despesas pertencentes ao Lar APRISCO.
Também estiveram presentes na inauguração, a juíza de direito Nádia Schmidt, o secretário de assistência social, Dionísio Kohl, o diretor administrativo da Associação APRISCO, Ismael Batista, equipe de trabalho do lar APRISCO, a coordenadora da Associação APRISCO em Xanxerê, Claraelena Batista, e representando o prefeito de Faxinal dos Guedes a primeira-dama, Salete Giordani.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê