Foi prorrogada novamente a campanha de vacinação contra a poliomielite, que se estende até a próxima sexta-feira (05/06). Apesar de o Estado de Santa Catarina ter atingido a meta na campanha vacinando mais de 365 mil crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, sendo 95,63% do público alvo, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), os municípios que não atingiram a meta de 95%, devem continuar com a campanha até o dia cinco de julho.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Xanxerê, na cidade foram vacinadas até o dia 28 de junho, 2.357 crianças, o que corresponde a 84,15% do público alvo, e por isso a vacinação continua.
Todos os postos do município estão atendendo até a próxima sexta-feira (05/07), das 7h e 30 min às 11h e 30 min e das 13h até às 17h para a vacinação, sendo as Unidades Básicas de Saúde do Bairro dos Esportes, Castelo Branco, Caic, Vila Sésamo, Nossa Senhora de Lourdes, São Romero e o Posto de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz. Os pais devem levar os filhos ao posto mais próximo de sua residência, munidos com a carteira de vacinação da criança.
O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de erradicação da poliomielite. A paralisia infantil não tem cura e é importante ressaltar aos pais que a vacina é a única forma de prevenção.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê