You are currently viewing Xaxim: Prefeito Orso quer soluções para o lixo

Xaxim: Prefeito Orso quer soluções para o lixo

A Administração Municipal de Xaxim prepara ações para melhorar a coleta e destino do lixo produzido na cidade. Após determinação do prefeito Idacir Antonio Orso, diversas ações estão sendo executadas para resolver a questão dos resíduos sólidos. Os destaques são a coleta de lixo eletrônico e a criação da Comissão Municipal de Resíduos Sólidos.

Na última segunda-feira, 24, para buscar alternativas que garantam o destino correto ao lixo eletrônico (incluindo pilhas, baterias e lâmpadas), representantes de vários setores estiveram discutindo o assunto com membros da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim (Aciax) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

No dia 13 de julho (sábado D), será feita a coleta desse tipo de materiais na Praça Frei Bruno.  O lixo poderá ser entregue das 9 às 16h, no ponto de coleta, que será um caminhão da empresa Alpha, de Joaçaba. Também serão distribuídos folders com orientação sobre a campanha, que envolve a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.

Outra ação foi criar a Comissão Municipal de Resíduos Sólidos, na última quinta-feira, 27. A comissão conta com representantes da Secretaria de Assistência Social e Habitação; Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria da Fazenda; Secretaria de Infraestrutura; Secretaria de Esporte e Lazer; Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade; Secretaria de Saúde; Secretaria de Educação e Cultura; e Departamento de Projetos e Captação de Recursos.

Em reunião com a equipe de Assessoria da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Unochapecó, foram apresentadas as propostas de coordenação e criação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis. Também foram delegadas ações para cada Secretaria que compõe a Comissão.

Segundo o técnico de Extensão de ITCP, Liro Sebaldo Wikert, o objetivo é de criar um plano municipal para se estruturar e organizar a questão do resíduo sólido envolvendo catadores, comerciantes e o Poder Público. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) é parceira da Administração Municipal neste projeto, prestando assessoria para pensar e organizar a questão dos resíduos sólidos e a organização de catadores como associação ou cooperativa.

Adriana Mattiello – Ascom Xaxim