Ponte Serrada vacinou 90% das crianças e deve atingir meta de 95% até o final de semana
A Secretaria de Saúde de Ponte Serrada deve atingir a meta de pelo menos 95% das crianças de seis meses a menores de cinco anos vacinadas contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil. O município prorrogou a campanha de vacinação até a próxima sexta-feira, dia 28.
Já são 90% das crianças vacinadas, o mesmo percentual atingido pelo Estado. Ao todo, quase 700 crianças já receberam a vacina em Ponte Serrada, fazendo parte das mais de 341 mil crianças imunizadas em Santa Catarina desde o começo da mobilização.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, metade dos municípios catarinenses conseguiu atingir a meta de 95% de cobertura antes da prorrogação da campanha. Por isso, a equipe de vacinação de Ponte Serrada aguarda que pais ou responsáveis levem os filhos até a unidade central para serem imunizados.
Além de proteger as crianças contra a poliomielite, a oportunidade é válida para a atualização de vacinas que os filhos ainda não tenham tomado. Mesmo com a poliomielite considerada erradicada do Brasil desde 1994, a vacina é a única forma eficaz de prevenir a volta da doença, caracterizada pela febre, mal-estar, cefaléia e a própria paralisia. A incidência de efeitos colaterais da vacinação é extremamente rara.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada