Nesta segunda-feira (17/06), foi inaugurado o novo espaço da Biblioteca Pública Municipal Caldas Junior, na Travessa João Winckler, nº 46, no Centro de Xanxerê.
A partir desta terça-feira (18/06) os xanxerenses tem a disposição um espaço mais amplo para a leitura, com um acervo de mais de 12 mil livros que vão desde infantis, enciclopédias, até livros em braille, tendo um atendente com deficiência visual para auxiliar outras pessoas a fazer a leitura utilizando desta técnica.
Com a missão de melhorar a qualidade oferecida aos usuários, a Biblioteca Pública funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e 45 min e das 13h às 19h.
A biblioteca conta ainda com um "Espaço Infantil", com prateleiras ao alcance dos pequenos apaixonados pela literatura, basta escolher o título e onde saboreá-lo: as mesinhas, no tapete colorido ou no sofá. O "Espaço Digital", onde os visitantes podem consultar os computadores e pesquisar o acervo bibliográfico. Também o "Espaço das Artes", exclusivo para exposição de obras pelos artistas, como telas, esculturas, artesanato e outros.
O evento contou com a presença do prefeito municipal, secretários, autoridades, funcionários da biblioteca, artistas locais e imprensa.
Histórico da Biblioteca Municipal
A Biblioteca Pública Municipal Caldas Junior, é vinculada ao Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal e atravessa momentos importantes da história do Município de Xanxerê.
Em 10 de Novembro de 1956, pouco mais de dois anos da emancipação político administrativa do Município, foi fundada a biblioteca municipal pelo então Prefeito Adílio Fortes.
Através da Lei Municipal nº 6482/68 de 23 de Agosto de 1968, sancionada pelo Prefeito Sady Cavalheiro Marinho, passou a se chamar Biblioteca Pública Municipal "Caldas Junior".
Até o ano de 1986, a Biblioteca funcionava com poucos atendimentos, devido ao reduzido número de livros de pesquisa e leitura, na maioria doada pelas pessoas da comunidade.
A partir de 1986, o Prefeito Doilio Domingos Moschetta, passou a Biblioteca para um local amplo junto à recém inaugurada Prefeitura Municipal, e dotada de infra-estrutura para estudantes, com mesas e móveis objetivando um melhor atendimento. Naquele momento também houve a aquisição de um grande acervo de livros, enciclopédias e revistas.
Nesse mesmo ano foi obtido o registro SBP-SC (Sistemas de Bibliotecas Públicas) de Santa Catarina, e o Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
No ano de 2002 a biblioteca mudou-se para a Rua Dr. Jóse de Miranda Ramos n° 65 onde permaneceu por onze anos e agora passa a atender na Travessa João Winckler, nº 46, no Centro de Xanxerê.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê