Curso realizado na última semana ensinou participantes a produzirem delícias com a carne de porco
O cheirinho de porco assando abre o paladar daqueles que não resistem ao sabor da carne suína. Com simples cortes, sofisticados e deliciosos pratos surgiram das mãos de 15 agricultores participantes do Curso de Cortes e Assados de Carne Suína, realizado na última semana em Passos Maia.
Ao longo de dois dias, na Associação Amigos do Cavalo, interior do município, agricultores da própria associação e das comunidades Bela Vista e Dom Carlos participaram das atividades promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Secretaria de Agricultura de Passos Maia.
O curso foi coordenado pelo instrutor do Senar, LorivalZanluk, que ensinou os participantes a manipularem da melhor forma as mais variadas partes do suíno. O segredo dos cortes, a maneira de temperar e o tempo de fogo foram bases para realçar o sabor de pratos como porco-pizza, medalhão, linguiça campeira, leitão, pernil e lombo recheado.
Cleusa Gabiatti participou dos dois dias e elogiou as técnicas repassadas pelo instrutor, enaltecendo a iniciativa da administração, que está descentralizando os locais para a realização dos cursos. "A gente não tira os agricultores da propriedade, é o curso que vai até ele. Essa é uma forma de encurtar distâncias e facilitar a participação", elogiou.
Este foi o segundo curso ministrado pelo Senar em 2012. O primeiro ocorreu no Assentamento 29 de Junho, com o tema "Organização da Propriedade". A ideia é realizar outros ainda neste ano, sempre em comunidades diferentes. As atividades são oferecidas gratuitamente, custeadas através da destinação de 0,02% dos valores sobre as notas de cada produtor rural a um fundo do próprio Senar.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia