A Biblioteca Pública Municipal Caldas Junior, passa a funcionar em novo endereço a partir do dia 17 de junho de 2013 (segunda-feira) em Xanxerê.
Anteriormente, a Biblioteca esteve localizada na Rua Dr. José de Miranda Ramos e a partir de agora, ocupa uma sala com maior comodidade para seus usuários na Travessa João Winckler, nº 46 no Centro de Xanxerê.
A nova sala com 220,00m² possui dois banheiros adaptados com acessibilidade para deficientes e contempla um ambiente próprio para garantir a segurança e a qualidade do acervo. Também está bem centralizado, democratizando a oferta de serviços a milhares de usuários, de todas as idades.
Segundo a diretora de cultura Vania Paludo, a mudança de local foi motivada pela economia no aluguel e em seu novo endereço, a Biblioteca Pública vai funcionar das 08 horas da manhã até as 19 horas.
A Biblioteca possui um acervo com mais de 12 mil livros que vão desde infantis, enciclopédias, até livros em braille, e um deficiente visual que treina atendentes e outros profissionais para fazer a leitura utilizando desta técnica.
O novo local vai disponibilizar espaços específicos como o "Espaço Infantil", com prateleiras ao alcance dos pequenos apaixonados pela literatura, basta escolher o título e onde saboreá-lo: nas mesinhas, no tapete colorido ou no sofá.
Logo na entrada tem o "Espaço Digital", onde os visitantes podem consultar os computadores e pesquisar o acervo bibliográfico. Também tem o "Espaço das Artes", exclusivo para exposição de obras a artísticas, como telas, esculturas, artesanato e outros.
Para a diretora Vania Paludo "o conhecimento é algo fascinante, mas muitas vezes acontece de forma pouco atrativa, e por isso desejamos que a Biblioteca Pública Caldas Junior seja mais um elemento de uma cidade que está sendo construída em um ambiente de informação".
Toda população está sendo convidada para participar da inauguração do novo espaço que acontece no dia 17 de Junho as 19 horas e 30 minutos no pavimento térreo do Edifício Politec na Travessa João Winckler 46, Centro de Xanxerê.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê