You are currently viewing Xaxim: Saúde capacita agentes comunitários

Xaxim: Saúde capacita agentes comunitários

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta terça-feira, 21, uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde. O evento, realizado no auditório da Secretaria, serviu para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. Outro objetivo foi orientar a equipe sobre o Programa de Combate ao Tabagismo.

O programa, que atende pessoas que fumam e tem interesse em deixar o vício, terá três novos grupos (nos Bairros Primavera, Diadema e Frei Bruno). Os agentes de Saúde poderão apoiar os fumantes que desejam aderir.

A capacitação contou com palestras do médico Eduardo Militz da Costa, da psicóloga Geovana Sorgatto Michelon e da enfermeira Elizete Venitz de Souza Felisbino. A agente Cleonice Andolfatto aprovou a iniciativa. "Cada capacitação é importante e traz mais conhecimento e vem melhorar nosso trabalho. Sobre o tabagismo, tem muitos questionamentos que as pessoas fazem pra entrar no grupo", opinou.

O ex-fumante Orlando Zanella (70 anos), que participou do Programa de Combate ao Tabagismo, deu depoimento sobre como foi deixar o vício. "Experimentem deixar de fumar. Não é tão fácil. Tem que ter boa vontade, mas é das melhores coisas que tem no mundo," declarou.

Pesquisas feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que, no mundo, um bilhão de pessoas seja fumante e que 4,9 milhões de mortes causadas pelo cigarro ocorrem por ano (uma a cada oito segundos).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, as mortes decorrentes de problemas associados ao hábito de fumar chegam a 200 mil/ano, sendo vinculados a câncer de pulmão, doenças coronarianas, pulmonar obstrutiva crônica e cérebro vascular. Nas gestantes, os riscos são abortos espontâneos, morte perinatal, prematuridade e nascimento de baixo peso.

Adriana Mattiello – Ascom Xaxim