You are currently viewing Ponte Serrada atinge meta de vacinação contra a gripe

Ponte Serrada atinge meta de vacinação contra a gripe

Município vacinou 81% da população e segue aplicando a dose em pessoas que fazem parte do grupo de risco e ainda não foram imunizadas

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terminou oficialmente na última sexta-feira, dia 10, em todo o Brasil. A meta do Ministério da Saúde era de que ao menos 80% do público alvo fosse vacinado. Ponte Serrada chegou a 81% ao final da mobilização.

Apesar de encerrada oficialmente e de o município ter atingido a meta, a Secretaria de Saúde segue vacinando pessoas que se enquadram no grupo de riso e que ainda não foram imunizadas. Segundo dados, ainda há várias gestantes e doentes crônicos, principalmente, para serem vacinados.

Ponte Serrada possui 2.578 habitantes enquadrados no publico alvo. Até o início desta semana 2.082 receberam a vacina. Segundo a equipe responsável pela campanha, crianças e idosos foram os públicos mais assíduos, com 96% e 93% procurando a vacina, respectivamente.

Para alcançar a meta, a Secretaria de Saúde cumpriu roteiros em vários bairros do município no início da campanha. Deveriam receber a vacina idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, indígenas, presidiários e profissionais de saúde. Doentes crônicos e mulheres no período até 45 dias depois do parto também estavam enquadrados no chamado grupo de risco.

Quem se vacinou está protegido contra três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecida popularmente como gripe suína -, A (H3N2) e B.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada