Crianças visitaram sede do Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira e realizaram outras várias atividades durante a semana
Alunos dos Centros de Educação Infantil Hermínia Severgnini e Cantinho do Saber estiveram na tarde desta quinta-feira, dia 2, na sede do Corpo de Bombeiros de Ponte Serrada. No local as dezenas de estudantes aprenderam um pouco sobre o dia-a-dia de trabalho da corporação.
A visita fez parte de uma série de atividades que estão sendo realizadas com os alunos de todas as creches do município desde o início da semana, através do projeto Profissões. A ideia é fazer com que as crianças conheçam diversos locais de trabalho e desenvolvam atividades para entender a importância das diferentes profissões.
No Corpo de Bombeiros, por exemplo, os estudantes tiveram noções básicas de primeiros socorros e puderam observar, de forma prática, algumas das ações realizadas pela guarnição durante o atendimento de uma ocorrência. No local as crianças ainda coloriram desenhos e até aprenderam a manusear alguns equipamentos.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil no município, Neuza Tamanho, o projeto Profissões segue até esta sexta-feira, dia 3. Entre outras atividades, os alunos elaboraram um gráfico com as profissões dos pais, trabalharam com fantoches, desenvolveram maquetes de entidades e passearam pelo comércio para identificar os diferentes profissionais na comunidade.
As ações realizadas durante a semana também serviram para instigar nas crianças a reflexão sobre a importância das diferentes profissões e a valorização do estudo para ser um profissional competente. A literatura infantil ainda esteve presente, com as histórias da Cigarra e a Formiga e a Formiginha e a Neve, contextualizando a questão de valores na sociedade.
Além disso, os alunos realizaram colagens de materiais e exposição de mural com diversas profissões. A confecção de ferramentas de trabalho com massa de modelar, coreografias e dramatizações das profissões existentes na sociedade também foram atividades desenvolvidas.
A coordenadora reforça que o objetivo do projeto é fazer com que as crianças reconheçam a importância do trabalho na vida das pessoas, classificando as diferentes profissões para conhecer e valorizar cada uma delas, além de "desenvolve e promover a ampliação do vocabulário e a oralidade nas crianças, relatando como se dão as relações de trabalho", pontua Neuza.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada