Evento será aberto nesta sexta-feira e seguirá até domingo, com apresentações ao ar livre no último dia
Os sons do berimbau e do pandeiro tomarão conta do Ginásio Cristiano Sartori, na Escola Antonio Paglia, a partir desta sexta-feira, dia 3, em Ponte Serrada. O município vai sediar o primeiro Workshop Nacional de Capoeira ao longo do final de semana.
Serão três dias de evento. A abertura oficial está marcada para as 9 horas da manhã de sábado, dia 4, com apresentações culturais coordenadas pela professora Nadia Zoletti.
Antes, na noite de sexta-feira, capoeiristas de várias partes do País serão recepcionados no ginásio. A estimativa é de que 70 participantes cheguem ao município. Eles se unirão aos alunos da escola de capoeira de Ponte Serrada, fundada recentemente pela atual administração.
A escola já possui mais de 50 alunos inscritos. Eles foram divididos em quatro grupos e as aulas acontecem semanalmente no próprio ginásio da Escola Antonio Paglia. As atividades são coordenadas pelo Departamento de Cultura do Município, sob a supervisão da Secretaria de Educação.
A secretária Andréia Ferrari salienta que o evento tem a missão de difundir o trabalho desenvolvido com os capoeiristas, mostrando ao público o que já foi praticado dentro deste curto período. "É uma iniciativa para que as pessoas conheçam o trabalho que estamos realizando", reforça.
O último dia do workshop será realizado ao ar livre, na Praça da Igreja Matriz de Ponte Serrada. No domingo, dia 5, o público poderá acompanhar uma animada roda de capoeira com diversas apresentações, além de exposição de artesanatos locais e praça de alimentação. O evento vai começar às 14 horas.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada