You are currently viewing Jovens inseridos no mercado de trabalho após capacitação em Xanxerê

Jovens inseridos no mercado de trabalho após capacitação em Xanxerê

Nesta terça-feira (30/4) acontece o encerramento da capacitação de 20 adolescentes do Programa Pão da Vida, que desenvolveu suas atividades com oficinas de panificação e oficinas socioeducativas.

Entre as atividades, os jovens também desenvolveram habilidades gerais, como a capacidade comunicativa, a orientação para a escolha profissional e ainda, ações com foco na convivência social.

O objetivo do Programa foi de capacitar 20 jovens de ambos os sexos, de quinze a dezoito anos incompletos na área de panificação, visando a sua qualificação profissional no período de um ano, sendo que estes recebem uma bolsa de ¼ de salário mínimo.

Para os adolescentes serem inseridos no Programa, devem estar freqüentando a escola e ser público do CADÚNICO (famílias com até 3 salários mínimos). As inscrições são realizadas na Rua Papa João XXIII, nº 605, no centro (antigo Conselho Tutelar) com acompanhamento dos pais ou responsável legal.

É necessário levar a documentação solicitada, pois após este momento, existe uma avaliação de vários profissionais, como: Assistente Social, Psicóloga, Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social e Diretora Geral dos Programas Sociais.

A equipe de trabalho é composta pela coordenadora-instrutora do curso de panificação, Sonia Maria de Lima; a auxiliar administrativo Cirlei Matiotti; a Psicóloga Juliane F. Begotto Boscato, a nutricionista Alice Giotti, e Nadir dos Santos que atua em serviços gerais.

Os adolescentes frequentaram as oficinas socioeducativas e de panificação, em horário alternado a escola, sendo que a frequência é de três vezes por semana, com permanência de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano, na falta de novos interessados.

Nas oficinas de panificação são feitos pães, massa, bolachas, bolos, e salgados, para aprimorar o conhecimento dos jovens.

Do grupo inicial no Programa Pão da Vida, um total de 10 (dez) adolescentes já estão trabalhando, superando fragilidades sociais e tendo uma formação profissional qualificada que permite acesso ao trabalho e renda, resgata a cidadania e promove a autonomia dos jovens e suas famílias.

Ciro Bohn – Ascom Xanxerê