Trabalho de conscientização foi realizado ao longo do dia, com moradores recebendo sementes e mudas
A passagem do Dia Internacional do Planeta Terra foi marcada por uma série de atividades na Praça de Passos Maia ao longo de toda a segunda-feira, dia 22. O evento foi preparado para despertar a consciência das pessoas sobre as necessidades de preservação ambiental.
A distribuição de sementes, mudas de árvores e panfletos informativos atraiu centenas de pessoas. Durante o dia, de 300 a 400 moradores passaram pelo local, inclusive alunos de escolas. Os estudantes também assistiram a uma palestra sobre a importância de zelar pelo meio ambiente.
O trabalho que marcou a passagem da data ocorreu através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de Passos Maia, Epagri e Coplavele. Um representante do Parque Nacional das Araucárias também expôs as ações desenvolvidas na área de preservação permanente, que abrange o município e também Ponte Serrada.
Sementes crioulas, como girassol, pepino da neve, bucha vegetal, melancia, melão, moranga, abóbora, ervilha, feijão e batata doce foram entregues gratuitamente à população. Além disso, os moradores levaram cerca de 600 mudas de árvores e outras 200 mudas de grama.
Uma das responsáveis pela organização, Cleusa Gabiatti, demonstrou entusiasmo ao falar sobre o sucesso da atividade. Para ela, além de despertar a consciência das pessoas, o trabalho contribuiu de forma prática com o meio ambiente. "O objetivo foi falar sobre a Terra como um todo. Com as mudas de árvores, por exemplo, o pessoal vai fazer um reflorestamento", destacou.
O analista ambiental e chefe do Parque Nacional das Araucárias, Juliano Rodrigues Oliveira, levou ao público as ações desenvolvidas atualmente, enaltecendo um trabalho de reintrodução de papagaios dentro da área. "A gente tem um histórico de retirada de animais. Agora temos essa oportunidade de reintrodução. Por isso é importante esse trabalho de consciência ambiental", pontuou.
A programação teve o apoio da Prefeitura de Passos Maia, Secretarias de Agricultura, Reforma Agrária e Educação, além da colaboração da Celulose Irani, Unochapecó, Epagri, PSO Engenharia, Rondinha Energética e Coplavale.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia