Além da obra, município foi contemplado com automóvel zero quilômetro
Uma bela notícia foi recebida pela administração de Ponte Serrada na última semana. O município teve a garantia da construção de uma sede própria para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A confirmação da obra veio na última quinta-feira, dia 18, quando a secretária de Assistência Social do município, Fernanda Paglia, e as técnicas do Cras, Patrícia Peroza e Laisa Mendes, participaram de um Encontro do Colegiado de Gestores de Assistência Social de Santa Catarina, realizado em Chapecó.
Fernanda considerou a conquista um marco para o município. "Hoje contamos com um espaço cedido no antigo Hospital São Camilo, mas sabemos que uma sede própria poderá oferecer melhores condições de atendimento e acompanhamento às famílias e pessoas que tiveram seus direitos violados".
Além da sede, o município foi contemplado com um automóvel zero quilômetro, que será utilizado pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com o Plano Estadual para a Regularização Fundiária – Lar Legal. O objetivo deste plano é assegurar a titulação dos imóveis irregulares aos seus ocupantes, voltado a famílias em situação de vulnerabilidade social e em situação de irregularidade fundiária.
O Creas é integrado ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), e oferece serviço especializado com atendimentos de proteção social às famílias e pessoas que foram vítimas de violência física, sexual, psicológica, exploração sexual, negligência, maus-tratos e cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.
O evento que marcou o anúncio das conquistas para Ponte Serrada ainda teve a palestra "Política Estadual de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social: desafios a serem superados pelos municípios", ministrada pela Doutora em Serviço Social, Darlene de Moraes Silveira.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada