Entre os trabalhos, alunos participam de oficinas de violão e flauta
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Ponte Serrada, antigo Peti, desenvolve várias atividades com os alunos. Nesta semana, inclusive, o SCFV começou a servir cerca de 30 almoços por dia para os participantes.
Entre uma série de ações, o programa oferece para crianças e adolescentes oficinas de violão e flauta, sob a orientação do professor Emerson Do Rosário. "Como qualquer outra atividade musical, a flauta é um instrumento com base simples, que ajuda no desenvolvimento psicomotor das crianças, além da inicialização dentro da educação musical", comenta Emerson.
O SCFV é a nova nomenclatura do antigo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). "Nosso objetivo é a prevenção e o fortalecimento de vínculos com a família e a sociedade, através de oficinas", explica a orientadora do SCFV em Ponte Serrada, Marlene Vicenzi.
Ela ainda lembra que um concurso foi realizado para a criação de um desenho e um nome do programa. Os trabalhos foram apresentados pelas próprias crianças que frequentam o projeto. "Escolhemos um slogan para nosso serviço. Os vencedores foram Andrieli Ascari, que criou o nome, e Alex Sandro Ascari, que criou o desenho", informa Marlene. O SCFV recebeu o nome "Conviver".
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada