O Dia Mundial da Água, comemorado na última sexta-feira, 22, foi motivo de reflexão para a sociedade sobre a vital importância do recurso para a vida na Terra. Com foco na conscientização, o Departamento de Meio Ambiente de Ponte Serrada, em parceria com a Secretaria de Educação, a Escola Antonio Paglia e a empresa Celulose Irani, promoveu a apresentação de um filme e um debate sobre a situação da água no município, região, estado, país e mundo.
Além da atividade, outros trabalhos envolvendo alunos das escolas devem ser desenvolvidos no decorrer desta semana. O diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Sandro Pereira, aponta que todas as ações serão voltadas à conscientização sobre a água. "Exemplo será uma visitação nas nascentes do Rio Ponte Serrada", salienta.
Segundo ele, hoje 85 mil litros de água deste rio são tratados pela Casan do município a cada hora. "Logo estaremos realizando um processo de revitalização às margens do ponto de captação de água da Casan e em seu curso a montante", adianta o diretor.
Sandro chama a atenção para a responsabilidade coletiva quando o assunto é a preservação. "A responsabilidade de preservação e conservação dos recursos hídricos, quanto sua escassez e contaminação, é de todos e jamais poderá ficar centralizada apenas nos órgãos governamentais, pois se trata de um bem comum. Sendo assim, todos devem cuidar".
A disputa pela água exige uma atenção cada vez maior. Em 40 anos, a demanda deve crescer mais de 50%. Enquanto isso, os recursos hídricos do planeta estão sendo contaminados e a quantidade de água na Terra é praticamente a mesma há milhões de anos.
"Em nosso município, em períodos de estiagem, já podemos perceber a importância deste recurso. Pois até mesmo no interior, onde há poucos anos era considerado local com abundância de água, hoje percebemos a escassez. Até uma estação com rede de água teve que ser construída para suprir as necessidades dos moradores", lembra.
Sandro ressalta que apenas 10% de toda a água são consumidos diretamente pela população, sendo responsabilidade da indústria cerca de 20% do consumo e 70% utilizados na agricultura para a produção de alimentos. "Uma pessoa deve beber dois litros de água por dia, mas são necessários de dois a cinco mil litros de água para produzir sua alimentação diária, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Desta forma, temos certeza que é dever de todos cuidar e economizar este bem que dispomos em nossas residências", pontua.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada