Na manhã desta segunda-feira, 18, foi realizada uma reunião de apresentação da equipe da Casa da Cultura de Xaxim, que contará com 20 profissionais habilitados nas áreas de música, dança, artes cênicas e visuais, entre outras. Aproximadamente 30 cursos serão oferecidos pela entidade e devem atender cerca de 650 alunos.
De acordo com a diretora da Casa da Cultura, Daniela da Silva, neste ano, o método de ensino será diferenciado, incluindo aulas teóricas e práticas. "Nós vamos primar pela formação integral do indivíduo. Todos os cursos terão aulas práticas e teóricas, pois queremos que os alunos aprendam e compreendam o que é cultura", explica Daniela.
O prefeito Idacir Antonio Orso participou da reunião e falou sobre projetos que deseja iniciar em prol da cultura. "Queremos trazer um centro de eventos para Xaxim. O município precisa de um anfiteatro, de um museu e de uma biblioteca em um local mais silencioso e adequado à leitura e aos estudos. Não penso em nenhum projeto para quatro anos, mas para 10, 20 ou 30 anos", ressaltou o prefeito.
Serão oferecidos cursos de violão, contrabaixo, guitarra, piano, teclado, trompete, saxofone, flauta doce, flauta transversa, técnica vocal, canto coral italiano, teoria musical, percussão, acordeon, violino, dança folclórica italiana, dança country, dança contemporânea, dança educativa, jazz, street dance, ballet clássico, capoeira, desenho, pintura, escultura, fotografia, animação, História da Arte e teatro.
As matrículas devem ser feitas na Casa da Cultura, sendo na segunda-feira, 25, para alunos matriculados em 2012 e terça-feira, 26, para alunos novos. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. As vagas são limitadas e as aulas iniciam no dia 27 de março.
Adriana Mattiello – Ascom Xaxim