Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Passos Maia tomaram posse oficialmente na última quinta-feira, dia 14. A reunião também serviu para a equipe já definir algumas ações ligadas à área de agricultura do município.
Um dos assuntos abordados foi o início da distribuição de calcário. O produto deve começar a ser fornecido aos agricultores nos próximos dias, com a abertura das inscrições prevista para esta quarta-feira, dia 20. Neste ano, aliás, a Prefeitura ampliou a distribuição em duas mil toneladas, totalizando três mil toneladas e meia de calcário disponíveis.
O CMDR existe para aproximar a administração das famílias rurais de Passos Maia. "O papel do conselho é discutir os programas desenvolvidos e que serão criados pela administração, além de opinar e propor ideias para o desenvolvimento da agricultura do município", classificou o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro).
A reunião que marcou a posse da diretoria também foi espaço para a apresentação de ações já em andamento. Hoje a Secretaria Municipal de Agricultura contabiliza mais de 60% da demanda por serviços de silagem cumpridos. O setor também já executou cerca de 400 horas máquina em trabalhos diversos, além de garantir a distribuição de adubo e análise de solo.
Para estreitar ainda mais o contato com os agricultores, a Secretaria Municipal de Cidadania e Reforma Agrária está visitando as famílias dos assentamentos rurais. O objetivo é observar a realidade atual dos moradores, avaliando as principais necessidades.
Eleito presidente do CMDR, o secretário de Agricultura de Passos Maia, Neodi de Souza (Navalhada), deverá convocar reuniões do conselho a cada 90 dias. Havendo necessidade, reuniões extraordinárias também poderão acontecer.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia