O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), um programa do governo federal, foi lançado na última segunda-feira, dia 11, para todos os municípios da Amai (Associação dos Municípios do Alto Irani).
O evento, realizado em Xanxerê, foi acompanhado por representantes da Secretaria de Educação de Ponte Serrada, que conheceram os detalhes do programa. O Pnaic tem por objetivo a alfabetização de todas as crianças até o terceiro ano do ensino fundamental, ou seja, alfabetizar as crianças até os oito anos de idade.
Uma formação contínua dos professores é prevista, com cursos de caráter presencial, que auxiliarão os docentes a melhorar a prática de ensino, com estudo, preparação de atividades e socialização dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
O curso na rede municipal iniciará no dia 26 de março, às 18h30, na sala localizada no segundo piso do prédio da Secretaria de Educação de Ponte Serrada. Serão dois encontros mensais de quatro horas.
O Pnaic visa a articulação de diversas ações, com programas e recursos materiais do Ministério da Educação. Segundo dados revelados no encontro, o Brasil tem de 22 a 25% de analfabetos, sendo que em Santa Catarina 5% são analfabetos ou não se apropriaram da alfabetização.
No Brasil são em torno de 750 mil crianças que chegam ao 5º ano sem saber ler. Este dado fez com que os 27 Estados participassem da mobilização, aderindo ao Pnaic.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada