As atividades do programa Vida Bem Vinda foram iniciadas nesta terça-feira, dia 12, em Ponte Serrada. O trabalho é desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo do programa é acolher a mulher desde o início da gravidez, ensinar, orientar, preparar e despertar a capacidade de ela gerar e cuidar de uma criança, assim como garantir o bem-estar materno e neonatal, com o acompanhamento, crescimento e desenvolvimento de um ser saudável.
Uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, assistente social, enfermeiro, dentista, nutricionista e médico orientam as gestantes com palestras. O grupo também recebe acompanhamento de monitoras de artesanato, onde aprendem a produzir peças para o enxoval do bebê.
O primeiro encontro foi conduzido pela psicóloga do Cras, Patrícia Peroza, que abordou o vínculo entre a mãe e o bebê. "O vínculo é de importância vital para o feto, pois ele precisa se sentir desejado e amado para propiciar a continuação harmoniosa e saudável de seu desenvolvimento".
Patrícia ainda ressalta a importância do grupo para preparar a gestante, a fim de que possa viver de forma tranquila, prazerosa e consciente o período da gestação, parto, pós-parto e relação com o bebê.
O próximo encontro será realizado no dia 26 de março, no Cras, com início às 14 horas. O grupo é aberto para todas as gestantes do município, em qualquer período da gravidez.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada