Uma série de ações iniciais no setor agrícola de Passos Maia foi planejada durante uma reunião entre o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro), o vice-prefeito Leomar Listoni e membros da Secretaria da Agricultura e da Secretaria da Reforma Agrária e Cidadania do município.
Na oportunidade foi avaliado o desenvolvimento dos programas já iniciados. Houve também o planejamento de novas linhas de ação, visando o desenvolvimento rural do município, através da geração de renda.
Um dos eixos de atuação do setor será o desenvolvimento das cadeias produtivas de leite e de peixe. Outros assuntos, como a feira do terneiro, programas de horas máquinas e distribuição de calcário e a realização de curso do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) estiveram em pauta.
A regularização jurídica dos lotes dos assentamentos rurais também foi tema, além de encaminhamentos para que os agricultores que ainda não possuem blocos de produtor rural possam obtê-los. "Essa condição é indispensável para que essas pessoas sejam reconhecidas como agricultores e, consequentemente, cidadãos, permitindo acesso aos vários programas de incentivo rural existentes", destacou o prefeito.
A reunião entre a equipe técnica e a administração ainda tratou da constituição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, inseminação artificial, agroindústrias familiares, casa colonial e outras atividades previstas para o decorrer do ano.
Fundamental para a boa sequência dos trabalhos, Evandro considerou a reunião extremamente produtiva. Ele enalteceu a importância de todos os assuntos abordados, ressaltando que muitas são as ações em andamento no setor agrícola do município.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia