Inicia, na próxima quinta feira, 14, a Feira do Peixe Vivo. O local será o pavilhão da Feira Livre, anexo à Secretaria da Agricultura. Nos dias 14 e 21, a comercialização de peixes será somente pela manhã. Na quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, durante o dia inteiro.
Serão oferecidas as variedades Carpa Húngara, Carpa Cabeçuda, Carpa Prateada, Traíra, Jundiá e Bagre a preços que variam de R$ 6 a R$ 8 o quilo. A ação é da Associação dos Piscicultores de Xaxim (Aspix), com o apoio da Administração Municipal de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura.
O Projeto Piscicultura tem o acompanhamento técnico da Secretaria, que visa garantir a aplicação das normas ambientais, além de promover um incremento na renda dos produtores. O objetivo é transformar a Feira do Peixe Vivo em um evento mensal.
O secretário municipal da Agricultura, Adir Bertuzzi, destaca que a feira beneficia produtores e consumidores. "O prefeito Idacir Orso nos cobra ações desta natureza, pois assim estamos dando oportunidade de cada produtor interessado na piscicultura ter o seu próprio negócio e poder manter-se no campo. Queremos proporcionar uma alternativa de renda ao produtor e disponibilizar para a população peixe de qualidade, com ótimos preços", declara Bertuzzi.
O piscicultor Jacir Massi Primo, da comunidade Linha Ervalzinho, que irá comercializar a produção na feira, aprova a ação. "Essas iniciativas por parte da Administração Municipal vem ao encontro das necessidades dos produtores de termos mais uma fonte de renda, ajudando o homem do campo", opina o produtor.
Adriana Matiello – Ascom Xaxim