A diretora do Departamento Municipal da Mulher, Rosangela Zanco, fez uma avaliação, nesta terça-feira, 5, sobre a participação das representantes do município de Xaxim no 1º Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil. O evento, que aconteceu de 18 a 21 de fevereiro, em Brasília, reuniu cerca de 3 mil mulheres de 23 estados brasileiros e de outros países da América do Sul e América Central, além de representantes de Moçambique, África do Sul e Itália. Sete representantes de Xaxim fizeram parte do grupo de cerca de 40 mulheres da região.
Para Rosângela, o evento tem grande relevância para as mulheres. "Nossa participação foi muito importante para fortalecermos a luta pelos direitos da mulher. Tenho certeza que muito do que foi discutido e sugerido naquela oportunidade será garantido às mulheres brasileiras", avaliou a diretora.
Na oportunidade, a presidente Dilma Rousseff esteve presente e recebeu uma carta contendo as reivindicações elencadas durante o evento. Entre os principais temas discutidos, estiveram a luta por políticas públicas mais justas para o campo; soberania alimentar; defesa, preservação e multiplicação da biodiversidade; acesso à terra; geração de renda e autonomia das mulheres camponesas; novas relações de gênero; valoração do trabalho desenvolvido pelas mulheres camponesas e a luta contra todas as formas de violência.
Adriana Matiello – Ascom Xaxim