Uma palestra de pouco mais de uma hora reuniu dezenas de produtores de leite de Vargeão, Faxinal dos Guedes, Xanxerê e Ipuaçu para discutir as possibilidades da melhoria da genética do gado leiteiro na região, baseado nos avanços tecnológicos e nutricionais do Canadá, onde o Dr. Cláudio Aragon, palestrante da noite e Diretor do Produto Leite Europeu no Brasil, da empresa Canadense SEMEX, possui quatro unidades de coleta de sêmen bovino, base do programa de melhoramento genético da empresa.
A idéia segundo os organizadores do evento é mapear e fazer uma avaliação do plantel bovino leiteiro da região, afim de, elaborar projetos é técnicas que venham a fortalecer e aumentar a produtividade leiteira e a qualidade do produto, eliminando ao máximo as consangüinidades, avaliando que o mesmo, diminui em média 30% do potencial produtivo do animal.
O Prefeito Amarildo Paglia que através da Secretaria de Agricultura também faz parte da equipe organizadora do evento, juntamente com a Associação Clube da Bezerra e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, demonstrou interesse em ser parceiro na iniciativa e colocou a estrutura administrativa a disposição dos produtores de leite a da empresa empreendedora. Amarildo destacou ainda "precisamos fazer cada vez mais principalmente quando alguma ação vem para beneficiar nossos produtores e melhorar a qualidade de vida do nosso homem do campo. Nós, enquanto administradores somos parceiros e queremos juntos, construir e fortalecer mais esta idéia e temos que acompanhar este crescimento, pois Vargeão não anda, Vargeão voa" finalizou o chefe do poder executivo municipal.
A empresa SEMEX estava representada pelo Diretor Dr. Cláudio Aragon e pelo Representante regional André Figueiredo. Presentes no evento ainda o vereador Alex Brandalise, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vargeão e Vereador Adair Zape, o inseminador da Prefeitura Vitor Lese e o Prefeito Amarildo Paglia além de representantes da Associação Clube da Bezerra e produtores de leite da grande região.
Giovani Wilmsen – Ascpm Vargeão