Uma cerimônia de lançamento das atividades previstas pelo ProJovem em 2013 marcou o reinício do programa em Passos Maia nesta quinta-feira, dia 28. Durante manhã e tarde, na sala anexa ao Centro Comunitário, os alunos acompanharam um resumo das ações programadas para o ano.
O ProJovem atende hoje cerca de 80 estudantes no município, com idades entre 15 e 17 anos. Os inscritos são adolescentes de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, ou que estejam em situação de risco social, inclusive com preferência aos portadores de deficiência.
A secretária de Assistência Social de Passos Maia, Adiles Joana Marini, afirma que diversas atividades serão desenvolvidas pelo programa no decorrer do ano. Entre elas, estão aulas de dança, artesanato, atividades esportivas, socioeducativas, cursos profissionalizantes e palestras ministradas por profissionais de várias áreas.
Além de encaminhar os jovens para o mercado de trabalho, a secretária estima que as ações possam levá-los a um nível de destaque nas comunidades, tornando-os lideres para que desenvolvam projetos nos locais onde moram. "A administração está pensando com carinho nos jovens de Passos Maia", comenta.
Os encontros do ProJovem são realizados todas as quintas-feiras, na sala anexa ao Centro Comunitário. Lanche e almoço são servidos aos estudantes gratuitamente. As atividades servem como uma complementares à educação formal, inclusive com a frequência regular à escola sendo exigida.
O programa aborda conteúdos necessários para a compreensão da realidade, estimulando a participação social dos adolescentes. O ProJovem também favorece o desenvolvimento de outras habilidades, como a capacidade comunicativa e a inclusão digital.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia