Comum na rede privada, o Sistema "Aprende Brasil", da Editora Positivo, será utilizado como ferramenta de ensino em todas as escolas da rede municipal de Passos Maia a partir deste ano. O investimento da administração deve chegar a R$ 176 mil, com alunos da educação infantil e do ensino fundamental usufruindo um material de primeiro nível.
O sistema adotado é constituído por cinco elementos: material didático (livros/ apostilas), portal de apoio na internet, assessoria pedagógica para os professores e profissionais da educação, sistema de avaliação dos alunos e o Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil (Simeb), que vai permitir um diagnóstico atualizado e permanente do setor de educação do município.
"Com esta ação estaremos proporcionando aos alunos da rede municipal o mesmo material didático e o mesmo sistema de ensino utilizado pelas escolas particulares da rede Positivo, o que, sem dúvidas, significará no futuro um grande salto de qualidade das nossas escolas, pois estaremos, neste aspecto, nos equiparando com a cobiçada rede privado de ensino", disse o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro).
"Ademais, é importante destacar que com isso estamos cumprindo nossos compromissos de campanha, que é valorizar as pessoas. E nada melhor do que oferecer uma educação digna e de qualidade para nossas crianças e adolescentes para valorizar as pessoa", complementou.
Para garantir a qualidade da implantação, todo um trabalho de assessoria pedagógica para os professores está sendo realizado. Na última quinta-feira, dia 14, os docentes das escolas do município receberam instruções a respeito do material que será utilizado nas unidades de ensino.
A responsável pelo treinamento foi a coordenadora regional Marisa Alves. Segundo ela, o método oferece aos professores e alunos uma senha específica para acessar o portal e os vários ambientes de aprendizagem na internet. Ela afirma que isso garante ao aluno a oportunidade de continuar aprendendo mesmo fora da sala de aula.
Presente no evento, o prefeito de Passos Maia exaltou a importância do investimento, demonstrando confiança na equipe. "A educação das nossas crianças está nas mãos de vocês professores, que são nossos parceiros na busca de melhorias. Espero contar com vocês, e vocês podem contar comigo", disse Evandro.
Depois desse encontro, segundo Marisa, outros treinamentos ainda serão realizados com os professores. A coordenadora informa que especialistas em áreas específicas ainda deverão estar em Passos Maia para instruir os docentes sobre os detalhes dos conteúdos do material no decorrer do ano.
A Editora Positivo é de Curitiba (PR), e desde 1979 atua na edição e publicação de livros didáticos, paradidáticos e de literatura. Hoje são mais de quatro mil unidades de ensino particulares e públicas atendidas no Brasil. O material utilizado pelos alunos do município é formado por vários livros. Um portal de educação online, onde os próprios pais terão acesso ao que o filho vai aprender na escola, também faz parte do projeto.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia