Um projeto perfeito acompanhado de um lugar aconchegante faz com que a Creche Municipal Criança Sapeca de Vargeão, concluída há poucos meses, seja de fato, considerada uma casa para as crianças que ali passam parte do seu dia.
Construída para receber 120 crianças, a Creche Municipal Criança Sapeca tem hoje um espaço amplo com salas modernas, equipamentos novos, corredores extensos, alas cobertas e espaço adequado para refeitório. Além disso, possui algumas salas climatizadas, banheiros adequados ao tamanho das crianças e ótima localização central ao município de Vargeão.
Como de costume, o Prefeito Amarildo Paglia desde seu primeiro mandado como Prefeito, extinguiu de sua agenda o ritual de inauguração das obras públicas municipais. Até hoje, nenhuma obra realizada pela administração de Amarildo e Abílio tiveram cerimonial de inauguração. Perguntado sobre o porquê da extinção dessa prática que vinha sendo seguida há muitos anos, o Prefeito foi enfático, "não é dinheiro meu, por isso não preciso fazer cortesia com o chapéu alheio. O dinheiro ali investido, é do povo e o povo vê onde estamos empregando estes recursos. A obra é grande e acredito que todos puderam pelo menos vê-la de longe. Não há necessidade de fazer um cerimonial para mostrar uma obra que já é vista por todos, não precisamos disso. Precisamos fazer muito mais, isso sim precisamos e estamos correndo atrás, pois Vargeão, não pode parar" enfatizou.
A obra teve grande parte dos recursos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, (ProInfância) do Governo Federal. Os recursos disponibilizados para o município foram R$ 605 mil para uma área de 564,5 m².
Além disso, o Governo Municipal precisou investir ainda mais em contrapartida com recursos próprios para garantir as obras de conclusão e embelezamento do local. Ao todo, cerca de 80 crianças freqüentam a creche municipal nos dois turnos diários, acompanhados de 12 profissionais entre professores e direção que cuidam das crianças diariamente.
Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão