Após 18 dias do início do governo, a nova administração da Prefeitura de Xanxerê apresentou o primeiro levantamento de dados na área da saúde. O levantamento tem o objetivo de identificar os principais problemas no setor e traçar as prioridades emergenciais para atender a população que necessita da saúde pública municipal.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Cristiano Tofollo, há uma grande demanda reprimida em diversos setores, somando 1.891 pessoas na fila de espera por um atendimento: "Há pessoas que aguardam por um atendimento desde 2009. Para nós, não são números, mas quase 2 mil xanxerenses que precisam de um atendimento de saúde e estavam sem respostas", afirma o secretário. "Mas nosso trabalho está focado daqui pra frente e já tomamos atitudes para acabar com a fila reprimida em cerca de 90 dias, essa é a meta e é pra isso que estamos trabalhando".
Levantamento
No total, são 5.053 procedimentos que aguardam atendimentos desde 2009, entre consultas, cirurgias eletivas e exames de: angiologia, oftalmologia, dermatologia, otorrinolaringologia, neurologia, eletroneuromiografia, eletroencefalograma, colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, tomografias, cintilografias, mamografias, fisioterapia, aparelhos auditivos, cirurgias vasculares, gerais, ginecológicas, ortopédicas, de catarata e de ouvido, nariz e garganta.
Quanto à frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde, dos treze veículos existentes, seis foram encontrados sem nenhuma condição de uso e sete em condições precárias, sendo necessário um investimento entre R$70 e R$80 mil para a recuperação da frota. A prefeitura está buscando os recursos junto aos governos estadual e federal para fazer a manutenção urgente e necessária.
Outro fator que prejudica o atendimento à população é o atual período de férias agendadas anteriormente de médicos, dentistas e outros profissionais da rede pública municipal, a falta de estrutura do Pronto de Atendimento 24h e o sistema falho que não organiza e controla os procedimentos. Problemas que estarão sendo solucionados assim que a demanda de urgência for atendida e em um trabalho paralelo.
Soluções
Para atender a demanda emergencial seguindo a ordem de prioridade de urgência, a Prefeitura fará mutirões para zerar a demanda represada em 90 dias:
– Mutirão de Tomografia
– Mutirão de Mamografia
– Mutirão de Neurologia
– Mutirão de Oftalmologia
– Mutirão de Fisioterapia
– Mutirão de Dermatologia
– Mutirão de Ortopedia
– Mutirão de Ginecologia
– Mutirão de Otorrinolaringologia
– Mutirão de Clínica Geral
– Mutirão de exames endoscopia
– Contratação de mais uma médica (chamada na primeira semana de janeiro de 2013)
A Secretaria Municipal de Saúde está entrando em contato com as pessoas que aguardam na fila de espera para agendar os procedimentos nos mutirões.
Além dos procedimentos emergenciais, segue o levantamento e planejamento na Secretária Municipal de Saúde para melhorar o atendimento do Pronto de Atendimento 24h, para que o mesmo seja realmente eficiente, com estrutura física e técnica qualificada, além de novas ações e obras que vão ser anunciadas em breve.
Na coletiva à imprensa foi apresentada a equipe técnica à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê:
– Secretário Municipal de Saúde – Cristiano Tofollo
– Dr. Mario Marques – diretor técnico
– Ana Cecília Sirino – diretora administrativa de saúde
– Adriana Papini – diretora de saúde pública
– Luciana Raquel Ribeiro – coordenadora de saúde pública
– Vera Barato – responsável pela frota de veículos
Mitieli Marques – Ascom Xanxerê