Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 05 de dezembro, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, às 11h, a solenidade de entrega da 9ª Edição do "Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar". A premiação é uma iniciativa da Ação Fome Zero em parceria com o Ministério da Educação (MEC), do Governo Federal, além de outras instituições públicas e privadas. O Objetivo é agraciar os municípios brasileiros que se destacam na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, aplicando de forma correta os recursos.
Na edição 2012 se inscreveram 929 municípios de todos os estados do Brasil. Neste ano o método de avaliação do prêmio baseou-se na análise das informações fornecidas pelos gestores públicos sobre cinco aspectos da execução do PNAE, são eles: administrativo financeiro, eficiência nutricional, desenvolvimento local, participação social e valorização profissional de merendeiras. Dos inscritos 45 municípios foram selecionados e receberam a visita dos técnicos da Ação Fome Zero e do MEC e, destes, 29 são os finalistas premiados, dentre eles São Domingos.
Desta vez São Domingos foi destaque nacional da categoria "desenvolvimento local". Em 2010 o município foi destaque nacional na categoria "pequenos municípios". Participaram da solenidade, desta quarta-feira dia 05, os ministros do Governo Federal Pepe Vargas (MDA), Tereza Campelo (MDS) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), que representou na oportunidade a Presidenta Dilma Rousseff. Ainda participaram representantes da Ação Fome Zero, do FNDE e MEC, do Conselho Nacional de Alimentação Escolar, além de outras autoridades federais e líderes empresariais parceiros na atividade.
Compra de alimentos da agricultura familiar em São Domingos
Cerca de 600 alunos da rede municipal consomem até 131 tipos de alimentos disponibilizados na merenda escolar diariamente, através de um cardápio específico que respeita os valores e parâmetros nutricionais estabelecidos pelo MEC. Destes 131 itens, 67 são comprados diretamente da agricultura familiar via Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. Atualmente são aproximadamente 100 famílias de agricultores que entregam produtos semanalmente nas escolas da rede municipal e ainda em programas sociais. Este trabalho junto à agricultura familiar também já garantiu ao município recursos na ordem de R$ 450 mil para a construção da Unidade de Apoio e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar, que está em trâmites burocráticos.
Além de garantir alimentação adequada para as crianças o PAA gera oportunidade de renda nas pequenas propriedades rurais do município, permitindo ao agricultor permanecer no campo com mais dignidade. Além disso, as crianças consumindo alimentos mais saudáveis e que possuem a quantidade de nutrientes adequada para a idade, elas têm mais facilidade para assimilar o conhecimento e, consequentemente, apresentar melhor desempenho escolar.
Diariamente todas as crianças da rede recebem na escola produtos do "Compra Direta" como panificados, verduras, carne bovina e suína, feijão, ovos, derivados da cana-de-açúcar, queijo, legumes, frutas e carne de peixe. A alimentação é preparada pelas merendeiras do município com o tempero e os valores culturais alimentares locais. "Garantimos renda ao agricultor e alimentação de qualidade para as nossas crianças. Esse prêmio, pela segunda vez, atesta a qualidade da alimentação oferecida e o desenvolvimento da economia local através da agricultura familiar", destacou o prefeito Kiko.
Cleberson Marcon – Ascom São Domingos