A presença da tecnologia é cada vez mais constante nas escolas de Abelardo Luz. Depois de anunciar a aquisição de 2.490 de netbooks para os alunos, a secretaria de Educação também deve instalar, até final do próximo semestre, lousas digitais e climatizadores em todas as salas de aula da rede pública de Ensino.
A novidade faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação, que identifica as principais necessidades das escolas, a partir de um diagnóstico da realidade escolar preenchido via online. Os projetos são cadastrados no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) e depois são encaminhados para análise e, quando aprovados, os municípios recebem recursos para investir em melhorias no ensino.
Abelardo Luz teve o projeto aprovado em junho e será contemplado com 41 lousas digitais, 41 aparelhos de ar condicionado e 1.572 conjuntos de cadeiras e mesas, além de cinco novos ônibus escolares. O total de investimentos é de R$ 1.137.535,00. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os novos equipamentos devem contribuir com o melhoramento do ensino em toda rede municipal de Educação. "Todos os equipamentos serão adquiridos através de Pregão Nacional. São ferramentas pedagógicas inovadoras que chegarão até as nossas escolas para melhorar ainda mais as práticas de ensino em todo o município", destaca a secretária de Educação, Iraci Chiquelero.
Lousa digital
A lousa digital é como um computador, mas com uma tela de proporções grandes, com tamanho que varia em torno de 75 a 85 polegadas, dependendo do fabricante. Sensível ao toque do dedo, a lousa permite ao professor exibir vídeos, slides, jogos pedagógicos e outros recursos.
Texto: Márcio Magedanz
Foto* ilustrativa