A adolescência é um período entre a infância e a fase adulta, quando o indivíduo passa por muitas mudanças físicas, psicológicas e tem como características as chamadas "revoltas", manias e várias outras atitudes. É nesse momento que os jovens começam a conhecer a relação entre um homem e uma mulher. Trata-se da etapa da vida em que ocorrem a maturação sexual, o acirramento dos conflitos familiares, valores e comportamentos que irão determinar sua vida futura.
Para orientar estes adolescentes de Faxinal dos Guedes, a Secretaria Municipal de Saúde criou o projeto Adolescer Saudável. Este projeto objetiva informar, discutir, refletir sobre as características da adolescência, e assim, reduzir os riscos aos quais estes jovens se encontram mais expostos, como a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis/AIDS.
O trabalho é baseado em ações educativas promovidas pelas Equipes de Saúde na Família. Implantado, inicialmente, na Escola Municipal Alexandre Antoniolli, o projeto envolve adolescentes que frequentam as 6ª, 7ª e 8ª séries. Ao todo foram feitos quatro encontros, com duração de duas horas, sendo um por semana, com palestras, oficinas, sessões de vídeo, trabalhos em grupo e discussões de diversos temas. No dia 29 de junho aconteceu o encerramento do trabalho realizado nesta escola.
Tanto a Secretaria Municipal de Saúde, quanto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Faxinal dos Guedes, abraçaram o projeto, tornando-o viável e colhendo resultados muito positivos. Todos os profissionais esperam que os alunos levem adiante estes ensinamentos, conhecimentos que os ajudarão por toda a vida. Para que eles cheguem a fase adulta de forma madura, segura do que querem para suas vidas, com responsabilidade e muita saúde.
A escola, através da Diretora Terezinha de Oliveira, agradeceu e parabenizou o trabalho realizado, ofereceu uma lembrança a cada integrante da equipe de saúde que realizou a atividade, e também preparou um chá como encerramento do dia.Após o período de férias escolar, o projeto volta a ser realizado em outra escola do município.
Texto e foto: Cristiane Tognetti – Ascom Faxinal dos Guedes