Terão início nos próximos dias as obras de construção da estação de tratamento do Sistema de Esgotamento Sanitário de Abelardo Luz. A ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (25) pelo prefeito Dilmar Fantinelli, em ato público realizado na sala de reuniões da prefeitura, com a presença de vereadores, secretários municipais e representantes da Itajuí Engenharia de Obras, empresa vencedora da licitação.
O Sistema de Esgoto Sanitário de Abelardo Luz terá um custo total de R$ 13.678.536,82. O investimento faz parte das ações do PAC Saneamento do Governo Federal, cujo objetivo é financiar ações de saneamento básico ajudando os municípios a dar o destino ambientalmente correto para o esgoto residencial.
A cidade será uma das primeiras de Santa Catarina a contar com o esgoto coletado e tratado em 100% das residências do perímetro urbano, beneficiando mais de 9 mil moradores. "Esta será a maior obra da história. De um total de 46 milhões de investimentos, que estamos trazendo para Abelardo Luz, esse é um dos mais importantes, pois estamos investindo em saúde pública, preservação do meio ambiente e em qualidade de vida", enfatizou o prefeito Fantinelli.
A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), primeira etapa do projeto a ser executada, terá um investimento de R$ 4.369.759,42. A empresa responsável já iniciou os trabalhos e a montagem do canteiro de obras. "A obra começa a partir de agora. A equipe de topografia já chegou na cidade e a previsão contratual de término é de 12 meses", ressaltou o sócio-proprietário da empresa Lorenzo Varassin.
Texto e foto: Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz