São recursos naturais que formam a base da casa de dois pisos que está sendo construída em Xaxim através da técnica da bio-construção. Cerca de sete famílias trabalham diariamente no projeto piloto no município, e que além de proporcionar moradia, repassa conhecimentos e técnicas para os indivíduos, a fim de vislumbrar uma nova atividade e quem sabe uma nova profissão para eles.
A casa ecologicamente correta está sendo construída no Bairro Santa Terezinha e o local já virou ponto turístico. Conforme as famílias, muitas pessoas de outras cidades estão vindo para Xaxim, para ver de perto o projeto. Profissionais da área de arquitetura e engenharia de cidades como Xanxerê, Chapecó, Concórdia e arredores já visitaram a construção, além de pessoas que gostaram da idéia.
A parceria na realização do projeto é da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), junto com a Unochapecó através do Núcleo de Extensão.
O bio- construtor que está trabalhando diretamente com as famílias explicou durante reunião que esta é uma grande oportunidade, tanto para a obtenção da moradia, quanto para que as famílias possam ter a oportunidade de uma nova profissão já que está atividade é praticamente nova no mercado e não possui muitos profissionais capacitados para atuar. "Essas famílias estão tendo a oportunidade de ter a moradia e ainda de ter uma profissão pois aqui na região são poucas as pessoas que conhecem e dominam a técnica", explica o Bio-Construtor, Odonir Montag.
A Primeira Dama Rita Vicenzi participou da reunião que aconteceu na última semana e destacou a importância do projeto e da dimensão da relação moradia/profissionalização. "Ficamos felizes e orgulhosos por Xaxim estar desenvolvendo este projeto. É importante a moradia para as famílias que ainda não possuem, mas também é uma forma de profissionalizar essas famílias que a partir disso podem buscar uma alternativa de renda para a família, atuando na bio-construção", comenta.
Texto e foto: Janaína Mônego – Ascom Xaxim