Seguem durante esta semana as atividades que a Secretaria do Meio Ambiente de Ponte Serrada está promovendo para despertar e promover a consciência ambiental em crianças e adolescentes. As atividades iniciaram no dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na Escola Tancredo de Almeida Neves. O secretário Fiorindo Franceschi Neto e o diretor Sandro Alves Pereira proferiram uma palestra abordando os desafios em relação ao lixo gerado pelo homem, sua separação e destinação adequada, sobre a poluição da terra, do ar e das águas e o sobre o Parque Nacional das Araucárias já que parte dele está situada no município.
Entre as demais atividades realizadas estão, por exemplo, caminhada ecológica com objetivo de conscientizar os moradores sobre nossa responsabilidade em mantermos um ambiente limpo e saudável para nós e nossas futuras gerações. Mutirão de limpeza na comunidade do CTG e gincana no parque da Feira Municipal com os alunos. "Destacamos que a preservação ambiental deve se tornar um hábito, em todas nossas ações devemos agir de forma que venhamos diminuir os impactos ambientais, estas atividades são propícias para refletirmos de forma mais ativa sobre nossas atitudes" ressalta o secretário Fiorindo.
Para o diretor Sandro, o objetivo da programação é, juntamente com os alunos, criar uma consciência de que meio ambiente não se trata simplesmente das árvores, água e animais e sim de que tudo que nos cerca. O Brasil neste exato momento discute questões ligadas ao nosso futuro como seres humanos no planeta terra através da RIO 20. "Todos os países devem assumir responsabilidades nas questões ligadas a preservação ambiental, sendo assim nossas atitudes mesmo sendo em um município pequeno também devem respeitar a harmonia e o equilíbrio ecológico", finaliza Sandro.
Texto e foto: Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada