Uma nova oficina pedagógica está sendo desenvolvida com alunos de três programas sociais em Abelardo Luz. Trata-se da "Oficina do Pensar e Agir", atividade lúdica baseada em uma série de jogos de tabuleiro, visando estimular o desenvolvimento da criatividade, o espírito de equipe e o exercício da competitividade entre crianças e jovens de 6 a 15 anos.
A "Oficina do Pensar e Agir" foi lançada e apresentada oficialmente, no dia 6 de junho, na sala de reuniões da prefeitura, com a presença do prefeito Dilmar Fantinelli, secretários municipais, educadores e monitores do departamento de Cultura. O projeto está sendo desenvolvido inicialmente com educandos dos projetos AABB Comunidade, Madre Bernarda e alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da cidade.
Para realização das atividades lúdicas foram adquiridas duas maletas com 11 jogos cada, sendo o Ciclo 1 para crianças de 6 a 11 anos e o Ciclo 2 para adolescentes de 11 a 15 anos. "São jogos milenares, carregados de muita história, que foram jogados por faraós no Egito há cerca de 3.500 anos, pelos índios brasileiros antes do descobrimento e graças a este projeto continuam sendo praticados até hoje", explica o monitor do projeto, Antonio Travassos.
Funcionamento
As aulas são realizadas nas segundas e terças-feiras no Programa AABB Comunidade, às quartas-feiras no PETI na cidade e nas sextas-feiras no Projeto Madre Bernarda. "Nossa ideia é que o projeto se estenda para toda rede municipal de Ensino. Vamos capacitar alguns professores para trabalhar com esses jogos nas escolas", ressalta o professor.
O uso da nova ferramenta pedagógica busca desenvolver nas crianças a capacidade de pensar, interagir e resolver situações que exigem maior poder de concentração. "Nossas crianças vem de uma realidade diferente e são muitos hiperativas. Acredito que isso vai incentivá-los a pensar e refletir também um pouco mais sobre a vida", relata a coordenadora do Projeto Madre Bernarda, Rosangela Oro.
A "Oficina do Pensar e Agir" vem sendo trabalhada há muitos anos na rede pública e privada de Ensino de Belo Horizonte (MG). "A oficina está sendo implantada em três projetos sociais de Abelardo Luz como uma sementinha que pode trazer excelentes frutos. As crianças com dificuldade de concentração terão uma habilidade maior de raciocínio, estratégia, planejamento e antecipação", enfatiza a secretária de Turismo e coordenadora responsável pela oficina, Jocélia de Quadros.
Texto e foto: Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz