Seu Arlindo Maróstica, 70 anos, é um dos cerca de 150 alunos que está participando de um projeto da Administração Municipal através da Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade, em parceria com a Unochapecó. Uma vez por semana eles freqüentam a faculdade e voltam a estudar e adquirir conhecimentos. O projeto "Estudos Abertos à Terceira Idade" tem o objetivo de permitir o acesso ao ensino e às atividades de extensão e ampliar o horizonte de pessoas que não tiveram, anteriormente, a oportunidade de frequentar ações da universidade.
Conforme a Coordenadora do Projeto, Lucile Franciscato, o curso iniciou no ano passado com 100 estudantes, em quatro turmas, e agora passa a ter mais duas, totalizando assim 150 alunos, com idades entre 60 e 80 anos. "O idoso tem muita experiência de vida para passar pra nós e ao mesmo tempo que estamos aqui propostos a ensinar, também estamos aprendendo. É uma troca de informação", destaca.
O curso tem a duração de dois anos e em cada semestre são ofertados dois módulos definidos de acordo com o decorrer do curso. Entre os módulos está a área da saúde, lazer e cultura, meio ambiente e direito, relacionado ao estatuto do idoso e previdência. A expectativa é que a partir do segundo semestre de 2012, novas vagas sejam ofertadas para a inclusão de mais idosos ao projeto.
Uma oportunidade
A inserção dos idosos ao mundo do conhecimento é extremamente importante, segundo o Diretor da Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade. "É uma forma de darmos oportunidades a eles, para que adquiram conhecimentos sobre vários assuntos, especialmente sobre seus direitos", explica Ademir Chitolina.
Este é o mesmo pensamento de Arlindo Maróstica, um dos alunos beneficiados e que garante que a busca de conhecimentos é constante. "Sempre se tem a aprender. Estou no segundo semestre. Já aprendi bastante e pretendo aprender muito mais. Eu estou gostando. Estamos em uma turma muito boa", comenta.
Um dos grandes desafios e vontades de seu Arlindo era de aprender mais sobre informática e direito. "Foi aprendido bastante coisa e nós precisamos agradecer por esta parceria que está sendo muito importante para nós", afirma.
As pessoas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Secretaria ou então com a Unochapecó.
Texto e foto: Janaína Mônego – Ascom Xaxim