Durante essa semana a nutricionista Rafaela Brandelero visitou as Escolas da Rede Municipal de Ensino realizando a avaliação nutricional. Todos os alunos passam por essa avaliação que é um método utilizado para avaliar o estado nutricional das crianças aonde primeiramente são aferidos o peso e a altura e após é realizado o calculo de Índice de massa corporal, o IMC para determinar se o peso da criança está dentro da normalidade, acima ou abaixo de acordo com a idade.
Durante a avaliação é repassando conceitos básicos de alimentação saudável, além de conscientização sobre a importância de manter hábitos alimentares adequados durante a infância para que se tornem adultos saudáveis e com peso dentro da normalidade. "Uma alimentação inadequada pode trazer vários riscos à saúde, como aumento de peso, obesidade, risco de desnutrição, deficiência de vitaminas e minerais, prejudicando o crescimento da criança e podendo ainda interferir no seu desempenho escolar", salientou Rafaela.
A nutricionista explica que a avaliação nutricional é um método simples que possibilita traçar um perfil do estado nutricional de todos os alunos. "Assim é possível verificar quantos alunos se encontram em risco nutricional para que sejam realizadas as intervenções necessárias para a recuperação do estado nutricional dessas crianças". Os pais recebem relatórios com o resultado da avaliação para que possam acompanhar o estado nutricional dos filhos e junto ao relatório eles recebem dicas de alimentação saudável para toda a família.
Durante o ano são realizadas duas avaliações nutricionais em todas as escolas da rede municipal de ensino.
Texto e foto: Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu