O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Abelardo Luz iniciou neste mês as atividades do Projeto de Caminhada Orientada com os grupos de Hiperdia. A ação faz parte do Programa Estratégia de Saúde da Família e tem como propósito incentivar a prática da atividade física visando a melhoria da qualidade de vida dos diabéticos e hipertensos do município.
As atividades são desenvolvidas por um profissional de Educação Física e acompanhadas por médicos, enfermeiros e demais membros da equipe do ESF de cada região. "Atendemos cerca de 50 pessoas por grupo. O objetivo é proporcionar a prática da atividade física, reduzindo o índice de sedentarismo e as doenças decorrentes da falta de exercícios físicos", ressalta a educadora física do NASF, Cristiane Rosiak.
Na cidade as atividades são realizadas na avenida Beira Rio, conhecida também como rua do Lazer. Além de praticaram 30 minutos de caminhada em um belíssimo cenário, às margens do Rio Chapecó, os integrantes fazem alongamentos e realizam a aferição da pressão arterial antes e após os exercícios, sempre com a supervisão de todos os profissionais. No interior a atividade física é desenvolvida em espaços alternativos como campos de futebol e espaços comunitários.
Benefícios
De acordo com a professora Cristiane, a caminhada, quando feita de forma contínua e supervisionada, proporciona inúmeros benefícios ao praticante. Entre os principais, ela destaca a redução do estresse e da ansiedade, aumento da autoestima, combate a depressão e melhoria da respiração, além de auxiliar no controle do peso, do colesterol e da diabete, entre outros.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz