Está em andamento em São Domingos um programa de incentivo a cadeia produtiva de peixes. Com recursos viabilizados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura na ordem de R$ 425.600,00 estão sendo beneficiadas 80 famílias agricultoras. O programa prevê a reforma/reconstrução de 75 tanques pesqueiros e a construção de 5 novos tanques. Na sexta-feira, dia 18, a equipe da Secretaria de Agricultura realizou mais uma etapa do Programa com um grupo de agricultores beneficiados.
O encontro teve por objetivo fornecer um conhecimento para o desenvolvimento e ampliação da produção de peixes nas propriedades rurais. Na oportunidade o engenheiro agrônomo Reges Chimello falou sobre as tecnologias de produção, formas associativas de comercialização e elaboração de produtos a base de peixes. O curso também visa auxiliar aos agricultores a gerenciarem a propriedade e ver na piscicultura mais uma fonte de renda.
Divididos em grupos todas as 80 famílias beneficiadas vão participar deste curso, que pretende preparar os agricultores para produzir e comercializar os peixes. As famílias beneficiadas no programa vão receber horas/máquina para a escavação ou reforma do tanque, assistência técnica especializada e ainda as orientações sobre a legislação ambiental. "Com o programa pretendemos gerar uma nova renda para as famílias agricultoras e também estimular o consumo da carne de peixes, que é um alimento saudável e recomendado para o consumo humano", destacou o secretário de agricultura Volnei Meoti.
Texto e foto: Cleberson Marcon – Ascom São Domingos
Edição: Fernanda Bertotto – Ascom AMAI