Ponte Serrada promove mobilização pelo combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência Social de Ponte Serrada juntamente com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência em Assistência Social Especializado (Creas) estará realizando ações específicas na próxima sexta-feira, dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nas principais ruas da cidade e no comércio, a equipe estará distribuindo folders informativos, adesivando veículos e entregando a flor símbolo da campanha com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a todos para esta data tão importante.  

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 

A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Diante disso, a Secretaria de Assistência Social, Cras e Creas convocam todos: família, escola, sociedade civil, instituições e mídia para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Texto: Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada