As escolas da rede municipal de Abelardo Luz realizaram nesta quarta-feira (18) atividades lúdicas diferenciadas em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil. As ações mobilizaram estudantes e professores com objetivo de formar novos leitores e difundir a literatura com mais intensidade dentro das unidades escolares.
A escola Romildo Menegatti, que atende alunos até o 5º ano, parou suas atividades por cerca de 30 minutos para realizar a "Parada da Leitura". Cada aluno adotou um livro infantil e depois alguns foram provocados a contar a história aos colegas. A programação especial também contou com presença dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo.
A "Parada da Leitura" é apenas uma das atividades realizadas pela escola ao longo do ano para despertar o gosto pela leitura entre os educandos. "Além do incentivo diário da leitura, nosso projeto inclui a contação de histórias, produção de textos e exposição de trabalhos e desenhos dos alunos que podem ser visualizados pelos pais e por todos que visitam a escola", ressalta a orientadora pedagógica, Neli Tirlone Zandoná.
Monteiro Lobato
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, o criador da literatura infantil no Brasil. O autor Monteiro lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e escreveu diversas histórias infantis. A mais famosa delas é o "O Sítio do Pica-pau Amarelo", cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz