You are currently viewing Boas práticas na produção da merenda escolar foi tema para capacitação de merendeiras

Boas práticas na produção da merenda escolar foi tema para capacitação de merendeiras

O ano letivo iniciou e as merendeiras já participaram de um curso de capacitação que aconteceu na última semana na Escola Municipal Monteiro Lobato do município de Ipuaçu, através da Secretaria Municipal da Educação.

A capacitação foi realizada pela Nutricionista do município Chaiana Paula Marmentini, com objetivo de orientar as merendeiras sobre as boas práticas na produção da merenda escolar.

Para a Nutricionista, "a preocupação com o treinamento dos manipuladores de alimentos na área de alimentação escolar tem sido uma constante entre os nutricionistas e demais profissionais da área. Várias doenças podem ser evitadas quando se procede à manipulação de alimentos dentro das normas técnicas de higiene, assim como se aproveitam melhor os princípios nutritivos presentes nos alimentos quando se obedecem as regras da técnica dietética".

Chaiana explivou que dentro deste contexto, a merenda escolar se constitui em um dos alicerces do processo de aprendizagem. Nela estão contidos todos os nutrientes que possibilitarão o rendimento do aluno em sala de aula.

Na capacitação, foram abordados temas como: alimentação segura, contaminação dos alimentos e intoxicações alimentares, boas práticas na manipulação dos alimentos, higiene pessoal, dos equipamentos e utensílios, higiene do ambiente e dos alimentos.

O cardápio da merenda escolar também foi um assunto de interesse de todas, pois não somente a nutricionista participa na sua elaboração, as merendeiras também auxiliam nas quantidades consumidas, preferências alimentares e sugestões de preparações nutritivas e saudáveis para as crianças.

Para a Secretária da Educação Lucimar Ribeiro Lemos, a capacitação é de grande importância para o município, uma vez que somos responsáveis por oferecer a nossas crianças uma alimentação saudável e segura. "Agora com a municipalização de algumas escolas, o número de alunos cresceu bastante, aumentando ainda mais nossa responsabilidade, então devemos dar continuidade ao trabalho que já estava sendo realizado pela secretaria, a fim de buscar melhorias sempre", finalizou ela.

Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu