You are currently viewing Palestra sobre envelhecimento precoce motiva mulheres em Ipuaçu

Palestra sobre envelhecimento precoce motiva mulheres em Ipuaçu

No dia 28 (terça-feira) foi realizado um trabalho com o grupo de mulheres da comunidade Vista Alegre do município de Ipuaçu. O grupo é coordenado pela Agente Comunitária de Saúde (ACS) Jussara de Biazi e pela Fisioterapeuta Tatiani Serena Mottin, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de Ipuaçu.

As mulheres participaram primeiramente de uma palestra educativa com a Nutricionista Chaiana Paula Marmentini envolvendo assuntos como alimentação saudável na prevenção do envelhecimento precoce e alimentos antioxidantes.

Segundo a nutricionista, "através de uma alimentação variada e equilibrada, rica em frutas, verduras e cereais integrais é possível prevenir o envelhecimento precoce, pois estes alimentos são ricos em antioxidantes, substâncias que atuam na eliminação e prevenção do aparecimento de radicais livres em nosso organismo". A importância da boa ingestão hídrica também é fundamental para o bom funcionamento do organismo, além de eliminar toxinas e manter o corpo e a pele bem hidratados, sendo a recomendação diária de no mínimo 2 litros de água, finaliza ela.

Após, as mulheres obtiveram conhecimentos sobre uso de protetor solar, cuidados necessários com a pele, auto-estima, envelhecimento da pele devido à exposição solar e outros agentes agressivos, além de beleza e saúde no geral. Realizaram esfoliação facial de acordo com as etapas necessárias para a limpeza da pele, além de hidratação com argila e fixação de protetor solar.

Foram repassadas informações quanto à importância do uso do protetor solar e também de cremes hidratantes diários e noturnos específicos para cada tipo de pele.

Para a fisioterapeuta, "devemos começar o dia com a pele limpa e posteriormente com o uso de um bom  protetor solar, devendo aplicá-lo no mínimo mais duas vezes consecutivas, ou seja, no horário do almoço e a tarde, pois os raios solares podem causar o aparecimento de manchas e também de câncer de pele". Salientou também que a esfoliação caseira deve ser realizada semanalmente para a remoção de impurezas e células mortas presentes na pele. 

O trabalho também será realizado em outras comunidades do município que são coordenados por suas Agentes de Saúde, juntamente com a Fisioterapeuta Tatiani e com a participação da Nutricionista Chaiana.

Alexandra Gregianin – Asom Ipuaçu