A Associação Empresarial e Agropecuária de Vargeão por intermédio das empresas associadas realizou na ultima semana uma reunião explicativa, com o propósito de implantar em Vargeão o uso das Sacolas Ecológicas nos Supermercados do município. A reunião envolveu autoridades, empresários, mercadistas, representantes da saúde, da educação e comunidade em geral.
O empresário Edson Marció, convidado pela ACIVA, foi quem repassou as informações de como este projeto teve início no município de Xanxerê. Ele apresentou as dificuldades, medos e anseios da época e as pesquisas de opinião que foram realizadas.
Marció relatou os principais benefícios alcançados com a implantação deste projeto de conscientização na cidade, "um muito salutar a partir do momento onde você começa a notar a diferença e as pessoas começam a acreditar no novo. É um processo demorado, mas que tem resultados muito satisfatórios. Além de retirarmos estas sacolas plásticas de nossas lojas, estamos diminuindo também a quantidade delas que iriam para um aterro sanitário, diferente do saco de lixo próprio que já vem derivado de reciclagem, as sacolas plásticas são confeccionadas através de um material nobre do petróleo, o que dificulta a sua decomposição natural".
Uma das requisições mais importantes solicitada pelo empresário, a qual pela sua falta causou inúmeros descontentamentos em Xanxerê, são campanhas de conscientização. Segundo Marció, é importante realizar campanhas para as pessoas se adequarem ao projeto adotado.
Outras ações ainda foram cobradas da comunidade, como por exemplo, a separação do lixo orgânico do seco, a reciclagem de pilhas, das baterias, do óleo de soja e também do isopor.
Edson Marció lembrou ainda de uma citação em que diz que "A sacola plástica é um lixo assinado!", pois a logomarca estampada nas sacolas plásticas é bonita quando está em uso, porém, ao chegar em casa esta vai para o balde do lixo e daí para o aterro contribuindo para aquela imensidão de materiais jogados no meio ambiente.
Em Vargeão os 6 supermercados estão em concordância em participar ativamente desse projeto, onde a distribuição da sacola plástica não será mais gratuita á partir de 1° de março de 2012 e com o passar do tempo nem será mais encontrada para venda nos supermercados.
Sabedores de que a maioria da população possui pelo menos uma sacola retornável em casa, os mercadistas estão procurando orientar seus clientes desde o final do ano de 2011 para se programarem, pois dentro dos próximos dias vai diminuir o uso e por fim acabar a distribuição gratuita destas. Alguns proprietários de supermercados, buscando incentivar o projeto, distribuíram gratuitamente essas sacolas retornáveis aos seus clientes.
O Governo Municipal por sua vez, também esta aderindo ao projeto e entregou ainda no ano passado, uma sacola ecológica para cada integrante do grupo de idosos, além da equipe da vigilância sanitária que há dois anos também vem distribuindo as sacolas para as famílias que passam em frente ao posto de saúde no dia de combate á dengue ou durante as campanhas de vacinação.
Segundo o presidente da ACIVA, o empresário Wander José Felipe, enquanto entidade, a obrigação é oferecer serviços de qualidade aos empresários melhorando a permancencia destas no mercado e qualidade de vida da população, "nós como entidade representante da classe empresarial, visamos oferecer serviços á comunidade em geral na área social, industrial e comercial, sem deixar de citar a busca constante pela preservação do meio ambiente. Neste momento juntamente com a iniciativa dos mercadistas, vamos realizar trabalhos de conscientização nas escolas e empresas através de campanhas, para poder transformar Vargeão, numa cidade cada vez melhor de se viver", finalizou o presidente.
A partir do dia 1º de março, as sacolas plásticas tradicionais passam a ser cobradas nos mercados e consequentemente a isso, deixarão de existir com o passar dos meses, quando a comunidade estiver totalmente adequada às novas formas de levar as mercadorias para sua casa.
Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão