You are currently viewing São Domingos: Prefeito assina ordem de serviço na área da piscicultura

São Domingos: Prefeito assina ordem de serviço na área da piscicultura

Na manhã desta quarta-feira (16) o prefeito municipal Alcimar de Oliveira, o Kiko, assinou a ordem de serviço que dá início as obras de um programa de incentivo a cadeia produtiva do pescado no município. No programa serão investidos recursos na ordem de R$ 425.548,00 viabilizados no Ministério da Pesca e Aquicultura do Governo Federal e contempladas 80 famílias de agricultores do município. O objetivo é oferecer a estes agricultores mais uma fonte de renda na propriedade através da produção e comercialização de peixes.

No ato de assinatura da ordem de serviço também participaram o secretário de agricultura e meio ambiente Vianei Meoti, o diretor de agricultura Márcio Triches, o técnico responsável pelo programa Leandro Schefffer, o responsável pela empresa que vai escavar os tanques Osnir Favaretto e o agricultor beneficiado no programa João Dutra. Neste primeiro momento está contemplada no projeto a reforma de 75 tanques pesqueiros e construção de 05 novos tanques. O programa é pioneiro e pode se tornar uma referência para a agricultura familiar na produção de peixes.

Morador da comunidade de Linha Nova Limeira, João Dutra, foi beneficiado com a construção de um açude novo, que representará uma nova fonte de renda para a família. "Eu procurei a Secretaria de Agricultura e entrei neste programa porque será uma forma de aumentar a renda da família e também ter peixes para o consumo próprio, que é um alimento saudável", destacou o agricultor, que é um dos primeiros a ter as obras na propriedade.

De acordo com o prefeito Kiko, o programa é muito importante por justamente atender a estes dois aspectos levantados pelo agricultor: constituir uma nova fonte de renda e o fato do peixe ser um alimento saudável e recomendado por especialistas na alimentação humana. Ainda segundo o prefeito, o programa teve alterações e mudanças no projeto original por conta de questões ambientais, o que retardou o inicio imediato de abertura dos tanques. "Agora vamos acompanhar o bom andamento das obras e prestar a assistência técnica aos agricultores na produção de peixes", destacou o prefeito.

O programa contempla a elaboração do projeto técnico e legalização ambiental das propriedades, a escavação ou reforma do tanque pesqueiro, cursos sobre a piscicultura e a assistência técnica permanente para que o agricultor produza peixes visando à comercialização. O incentivo a cadeia produtiva de peixes no município é uma política estratégica do atual Governo Municipal, inclusive, com a aprovação de lei específica, em outubro de 2009, que estabeleceu o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar. Uma das condicionantes do projeto foi a necessidade de o agricultor realizar um Termo de Ajustamento de Condutas junto ao Ministério Público, resguardando as questões ambientais. 

Cleberson Marcon – Ascom São Domingos