A prefeitura de Ponte Serrada recebeu equipamentos para auxiliar moradores que estejam sendo atingidos pela estiagem. A falta de chuva que afetada a região desde dezembro tem causado problemas principalmente na área rural.
O Kit é composto por quatro reservatórios de água com capacidade de 5.000 litros cada, duas bombas para realização de captação de água de rios ou açudes e distribuição da mesma e ainda mangueiras e adaptações para melhor operação do sistema. O material veio da Defesa Civil Estadual e resulta de um Decreto de Situação de Emergência feito pelo prefeito Antoninho Rossi no dia 23 de dezembro de 2011. "É um auxílio importante para podermos amenizar o problema daqueles que estão sofrendo com a falta de água", disse o prefeito.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Ponte Serrada, Sandro Alves Pereira, os kits permanecerão na Defesa Civil municipal, na Secretaria de Meio Ambiente, para que em situações de anormalidades seja possível responder de forma rápida e eficaz aos moradores que necessitarem de abastecimento. O secretário de Agricultura Olivo Cortelini informa que um dos conjuntos já foi cedido para agricultores da comunidade de Baia Baixa e arredores, um dos locais que mais tem sofrido os efeitos da estiagem. Cortelini e Pereira informam ainda que a prefeitura tem procurado auxiliar os atingidos pela estiagem de diversas formas como, por exemplo, a abertura de pequenos reservatórios que possam captar a água das chuvas que tem ocorrido para uso de animais.
Nova rede de água: a prefeitura já deu início a implantação de uma nova rede de captação e distribuição de água na comunidade de Baia Baixa. "A nova rede que terá uma extensão de 26 km irá solucionar o problema da falta de água para aproximadamente 50 famílias, não só de Baia Baixa, mas também de São Lourenço e Linha Fátima", informa o vice-prefeito Tibe. Os recursos, no valor de R$ 200.000,00, virão do governo federal, através de emenda do deputado Valdir Colatto. A prefeitura terá uma contrapartida de mais R$ 40 mil. Além desta rede, a prefeitura já implantou, ainda no primeiro ano da gestão Antoninho Rossi e Tibe, uma rede de água no CTG e agora dá os encaminhamentos necessários para também solucionar problemas com a falta de água na Vila Miranda.
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada